Resenha - As Rosas e a Revolução


Faz tempo que não faço resenhas, mas após ler esse livro incrível em menos de um mês, não tive como me calar frente a tantos sentimentos que emergiram em meu ser. Hoje o livro em questão é "As Rosas e a Revolução" da autora Karina Dias. Sou fã do seu trabalho desde os meus quinze anos (há dez anos) e venho dizer que essa é a melhor história que ela já escreveu! Comecei lendo seu romance de estreia, "Aquele Dia Junto ao Mar", ainda na internet, e algumas outras histórias em coautoria e contos que ela escreveu. Gosto muito do seu estilo como escritora e da forma como ela conta as histórias. É muito interessante ver sua evolução do primeiro romance até esse livro, seu terceiro.

O enredo conta a história de Vilma, uma garota filha de militar que vive na época da ditadura no Brasil. Completamente alheia ao que acontece no país, ela acaba caindo nesse abismo enorme de lutas contra a censura que vivíamos naquela época, abrindo os olhos para as injustiças que acontecem. Ela narra seu primeiro amor por uma garota, a descoberta de sua sexualidade, o relacionamento difícil e quase inexistente com seu pai, um coronel militar, sua mudança de vida e de olhar sobre a revolução, e como veio a se apaixonar por Hanna.

Muito além de um romance entre garotas, o enredo nos mostra um pouco da história do nosso país e como sofremos na época da censura. Muito bem construído, traz uma grande pesquisa sobre a política brasileira dos anos 60 e 70 até o fim da didatura. Lendo o livro é fácil nos revoltarmos sobre como nosso povo e nossa juventude foi tratada, em como tentaram (e ainda tentam) nos calar. É impossível não adentrar de cabeça na profundidade da sua história e não se ver torcendo pela vitória.

Sobre a paixão e o amor entre Vilma e Hanna, é algo vibrante e que nos faz refletir sobre seus limites. Karina Dias sempre descreveu muito bem as cenas de amor e sexo entre suas personagens, algo de que sempre gostei, carregando na sensualidade, na paixão e, principalmente, na alma.

Terminei de ler o livro com sentimentos borbulhando dentro de mim. Precisava falar sobre a história, compartilhar minha indiganação, meus pensamentos e sentimentos. E, principalmente, uma reflexão sobre escolhas, que me fez pensar na minha própria vida, nas minhas próprias escolhas, nos meus próprios sentimentos.

Como você pode tentar me prender, logo eu, que escolhi ser livre?

Convido-os a ler e ver com seus próprios olhos a tragetória de vida de Vilma e todos os personagens incríveis que a cercam. Há muito a se aprender com eles, e principalmente, com a luta deles. Em um momento histórico como o nosso, entre tanta crise política e um novo golpe, é importante que abramos os olhos para a revolução que borbulha dentro de nós. Venha fazer parte das Rosas e a Revolução e a ajudar a transformar o mundo em que vivemos.

------------------------------------------------------------------------------

Título: As Rosas e a Revolução
Ano: 2014
Editora: ENC / 352 páginas

Sinopse: O ano é 1968. Aos 17 anos, Vilma, a filha perfeita e despolitizada do coronel Solano aceita um convite que mudará a sua vida. Decide acompanhar a amiga Maristella em um passeio no restaurante estudantil Calabouço, no Rio de Janeiro. Queria ver de perto como eram os cabeludos comunistas que o pai tantas vezes praguejava. Viu muito mais. Testemunhou a invasão policial do restaurante e foi resgatada do terror por Alda, militante da UNE, por quem se apaixonou perdidamente. E a saga começa... Entra para o Movimento Estudantil. O pai descobre e a manda para São Paulo. Na terra da garoa, a menina se torna mulher; se entrega à militância contra a ditadura e desfruta de um grande amor, recheado de reviravoltas. Quando você abrir este livro, perceberá que as linhas tênues de um diário unirão para sempre a vida de Miguel, Vilma, Hanna, Anita e a sua.

-------------------------------------------------------------------------------

Autora: Eliana Natividade escreve sob o pseudônimo Karina Dias. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 9 de setembro de 1979, mas hoje reside em São Paulo, onde cursou Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu. É autora do livro Aquele dia junto ao mar, publicado pela Editora Brejeira Malagueta em 2009, do romance As Rosas e a Revolução, lançado em 2014, do conto Al Encuentro del Amor, publicado em espanhol no livro Voces para Lilith, primeira antologia de literatura lésbica da América Latina, lançado em 2011. Karina também participa do livro Orgias Literárias da Tribo, organizada pelo escritor Fabrício Viana e publicada pela Editora Orgástica. Na internet publicou doze romances e um conto. Diário de uma Garota Atrevida é o seu segundo livro.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger