Resenha - O Pacto


Corredores de um hospital em São Paulo. Sala do almoxarifado. Luzes piscando. Breu total. 
Você sente alguém tocando seu ombro. 
Detalhe: você está sozinha na sala. 

       É nesse clima de suspense que se passa a história da obra "O Pacto", o segundo livro da escritora Lis Selwyn, da Metanoia Editora. O livro foi lançado no dia 16 de Setembro, em Jundiaí, no Centro Cultural Barravento a convite do grupo CUME - Espaço artístico para atividades culturais e reflexões sobre questões de gênero e sexualidade. Infelizmente não pude comparecer ao evento, mas confesso que fiquei curiosa com a capa vermelho sangue do livro. Uma semana depois, quando finalmente consegui colocar minhas mãos no Vermelhinho, após tomar um delicioso açaí com a autora, fiquei morrendo de vontade de ler. Assim que comecei, não consegui mais parar! Juro! Li o livro em dois dias! Eu simplesmente precisava saber o que ia acontecer.
        O livro conta a história de Filipa uma enfermeira paulistana que acabou de conseguir emprego em um dos melhores hospitais da cidade. Casada com Melina e mãe de "cincooooo" bichinhos, ela vê seu emprego dos sonhos se transformar, quase que literalmente, em um pesadelo, entre vozes, passos, vultos, sussurros, assassinatos e segredos obscuros que os olhos cinzentos sempre tentaram esconder. Filipa precisa de coragem para abrir os ouvidos para as histórias esquecidas dos antigos moradores daquele hospital. Precisa de coragem para ajudar aqueles que precisam de sua ajuda, colocando sua própria vida em risco. 

      Quando li a última página, não soube o que sentir ou o que dizer. Estava completamente envolvida na história, e cheia de pensamentos e reflexões na cabeça. Acho que é exatamente isso que o livro nos traz: reflexão. Esse livro choca. Ele realmente choca. E isso é bom. Sua história é mais madura do que Entre Páginas, mais aprofundada e mais densa. Por trás de todo suspense e da história de Filipa, há questões muito bem colocadas que merecem destaque, como por exemplo, se fizermos um paralelo com o que vivemos politicamente no Brasil atual. Outro ponto que eu particularmente gostei foi a mediunidade. É um tema que é pouco explorado dentro da literatura LGBT brasileira, e ele é colocado com naturalidade, assim como a própria vivência lésbica das personagens.

         Acredito que essa é uma obra que deva continuar se propagando e contando a história de Felipa, Melina, Isabela, Farah, Emilia, Bartholomeu. Nem boas, nem más, apenas pessoas, como eu e você. Pessoas que têm escolhas, direitos, vivências, amores, experiências. Trazendo-nos reflexão e mexendo com nossas emoções.

Convido a todos a lerem "O Pacto" e responderem à pergunta: 
Quantos pactos você já fez hoje? 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Onde encontrar "O Pacto": Metanoia Editora / Skoob / Facebook

Sinopse: Filipa é uma jovem enfermeira cheia de planos para o futuro. Mora em um pequeno apartamento no centro de São Paulo com a esposa Melina. Quando o emprego dos sonhos, trabalhar em um dos maiores hospitais de São Paulo, bate em sua porta, ela não pensa duas vezes! Mas, o que Filipa não esperava é que, por trás das paredes brancas e da estrutura do hospital de ponta, existem segredos obscuros, que ninguém jamais ousou desvendar. Por obra do destino ou mera curiosidade, a enfermeira se vê, repentinamente, mais envolvida do que gostaria. Sem poder olhar para trás e destinada a desvendar o que acontece naquele hospital, Filipa precisará contar com a ajuda de algo que tentou ignorar a vida inteira. O caminho é estreito e arriscado e qualquer passo em falso pode ser fatal.




Autora: Lis Selwyn nasceu na cidade de São Paulo, região sudeste do Brasil, em 1991, onde reside. É formada em Nutrição e atualmente cursa Direito. Sempre foi leitora e escritora assídua, despertou o gosto pela escrita ainda muito cedo, quando criava histórias sobre conhecidos e desconhecidos. Gosta de falar sobre sorrisos e olhares, sobre o que é real e palpável e sobre o que não pode ser visto mas é fortemente sentido. Descreve rotinas, narra suspenses, mas também gosta de falar de amor. É apaixonada por novas culturas, idiomas e ama viajar. Em seu blog pessoal e no Wattpad publica contos, poemas e romances. (www.minhalocadoradeideias.blogspot.com)

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger